← VOLTAR

ORSON PETER CARRARA

BIOGRAFIA RESUMIDA - JORNAL E GRÁFICA O CLARIM - MATÃO-SP

Biografia Resumida, incluindo um pequeno tributo aos grandes CAIRBAR SCHUTEL e WALLACE LEAL RODRIGUES

Orson Peter Carrara

Nascimento: 10 de março de 1960 – Mineiros do Tietê – SP
Residência: Matão – SP Orson Peter Carrara

Formação: Pesquisador, autodidata e leitor inveterado.
Vivência: Escritor, jornalista e orador.

Orson Peter Carrara nasceu em Mineiros do Tietê-SP, no dia 10 de março de 1960, cidade onde viveu até os 40 anos. Sempre gostou de escrever e falar em público, sendo autodidata nessas áreas, como leitor inveterado e pesquisador nato.

Atualmente reside em Matão-SP, é casado e pai de três filhos. Atua como Assessor de Imprensa na Casa Editora O Clarim, publicando artigos nos principais órgãos da imprensa espírita brasileira e internacional, além de trabalhar como escritor e palestrante em todo o país.

Artigo – 15 de agosto de 2005
100 anos do Jornal O Clarim

Exatamente há 100 anos, Cairbar Schutel, primeiro Prefeito de Matão-SP, fundou o JORNAL O CLARIM, com o objetivo de divulgar o Espiritismo.

Pela sua atuação humanitária, dedicação ao município e expressiva participação política, a Municipalidade de Matão instituiu, por meio da Lei Municipal nº 3.012, de 06 de junho de 2000, o Dia de Cairbar Schutel.

Cairbar levou o nome de Matão ao Brasil e ao exterior com a fundação da Revista Internacional de Espiritismo (1925) e com seus livros, ainda editados e reconhecidos internacionalmente.

Orson Peter Carrara

Também fundou a Casa Editora O Clarim e o Centro Espírita Amantes da Pobreza, cujas publicações circulam mensalmente no Brasil e em mais de trinta países.

Tornou-se conhecido como o Pai dos Pobres de Matão, o Bandeirante do Espiritismo e o Espírita nº 1 do Brasil.

CAIRBAR SCHUTEL: No primeiro LINK EXTERNO abaixo, um filme documentário - VIVI, VIVO E VIVEREI -, idealizado pelo amigo José Henrique Martiniano e Marcia Tamia, sobre a trajetória de Cairbar Schutel (1868-1938) é apresentada de forma leve e acessível, revelando as várias dimensões desse homem singular. Por meio de fotos, documentos e entrevistas com pessoas que preservam sua memória, como Dona Ziza — uma senhora de 102 anos que teve a oportunidade de conviver com ele —, conhecemos um pouco mais sobre quem foi Cairbar.
Divulgador espírita incansável, Cairbar foi também político, farmacêutico e filantropo. Fundador do primeiro centro espírita e da primeira editora da região de Matão, ele se destacou como pioneiro na difusão do espiritismo no Brasil e como um cidadão dedicado ao bem comum.
A mostra convida o público a descobrir o homem além da história oficial — um ser humano simples, acessível e profundamente comprometido com a transformação social e espiritual.

WALLACE LEAL RODRIGUES: No segundo LINK EXTERNO abaixo, outro filme documentário de José Henrique Martiniano e Marcia Tamia, que apresenta o Autodidata e com incomum sensibilidade artística, Wallace Leal Valentim Rodrigues, que destacou-se como jornalista, escritor, tradutor, roteirista, diretor de teatro e cinema e como figura central no espiritismo. Junto a Cairbar Schutel, é uma das principais figuras do movimento espírita brasileiro.
Este documentário é uma homenagem abrangente, mostrando o impacto cultural e espiritual de Wallace Leal. A inclusão de detalhes sobre suas obras, a interação com outras figuras culturais e espirituais e a descrição de sua influência nas artes e no espiritismo indicam o esforço para capturar a profundidade de sua contribuição.
Trata-se de um trabalho cuidadoso e reverente, projetado para celebrar e preservar a memória de uma figura importante na cultura e espiritualidade brasileira, equilibrando as realizações de Wallace e seus desafios pessoais, proporcionando uma visão abrangente de sua vida e obra.
Este trabalho é mais do que uma homenagem; é um tributo à memória de Wallace Leal, cuja vida e obra continuam a iluminar caminhos no espiritismo e nas artes.


← VOLTAR